Aonde foi parar o rei das pedaladas?
Parece ser mesmo unanimidade. Tanto a imprensa brasileira quanto a europeia concordam que o atacante Robinho foi o melhor jogador em campo na partida entre Brasil e Irlanda, na última terça-feira, em Londres.
A maioria esmagadora dos relatos sobre o jogo afirma que foi o camisa 11 quem conduziu a seleção à vitória. Ele inclusive foi eleito "O ³ÉÈË¿ìÊÖm do Jogo" (Man of the Match) pelos comentaristas do canal de TV que transmitiram a partida para a Inglaterra.
Diante de tantos elogios tecidos ao atleta, me pergunto se muitos não teriam assistido por engano a um DVD da final do Campeonato Brasileiro de 2002 entre Santos e Corinthians, quando Robinho foi realmente decisivo e se transformou no rei das pedaladas.
A verdade é que sou membro de uma minoria que classifica como medÃocre a atuação do atacante na partida diante dos irlandeses.
Todas as vezes em que recebia a bola, o craque conseguia estragar a jogada. Quando pedalou, ao invés de decidir o jogo, empacou sem saber o que fazer com a pedalada.
Quando recebeu a bola em velocidade em meio a um contra-ataque, errou o passe e matou o lance. Quando esteve frente a frente com o gol, após assistência precisa de Kaká, isolou a redonda.
Seu primeiro gol na partida foi claramente contra. O meia Keith Andrews merece 80% do crédito pelo lance aos 43 minutos do primeiro tempo.
Os outros 20%, Robinho divide com o bandeirinha que não sinalou seu impedimento ao receber a bola pela direita do ataque brasileiro.
Na etapa complementar, o Brasil melhorou bastante, mas Robinho continuou na mesma.
Quando Nilmar já estava na beira do campo, pronto para entrar, o camisa 11 acertou seu único lance no jogo. Depois de passe de calcanhar de Kaká, Robinho tabelou muito bem com Grafite (que por sinal jogou muito mais do que o estacionado Adriano) para marcar um belo gol e sair de campo consagrado.
É justo observar que a minoria que critica o desempenho do atacante não seja tão pequena quanto parece.
No estádio, por exemplo, o que eu ouvi foram apenas crÃticas ao jogador.
Quando sua escalação como titular foi anunciada, houve muitos que vaiaram.
Quando ele deixou o gramado, não recebeu maiores manifestações dos espectadores. Já quando o capitão Lúcio foi substituÃdo, o que se ouviu foi a ovação do zagueiro.
Na internet, alguns textos publicados em blogs criticam a atuação do atacante. Mesmo alguns que também o elogiam, recebem muitos comentários de internautas que concordam que uma única excelente jogada diante da frágil Irlanda não inspira confiança em Robinho para uma Copa do Mundo.
Muito provavelmente 100% dos brasileiros torcem para que o atacante reencontre no Santos o futebol primoroso que esqueceu na Vila quando foi jogar na Europa.
Até porque é evidente que ele é titular absoluto da seleção de Dunga.
Mas, para isso, Robinho precisa deixar de ser o rei das desculpas, ou seja, parar de colocar a culpa por seu mau desempenho no técnico A ou B ou na "falta de alegria" dentro de campo, como tem feito desde 2005, e voltar a ser rei das pedaladas que todos os brasileiros aprenderam a admirar.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Considero Robinho um jogador improdutivo, que tem mais firulas do realmente futebol. Nãoa cho que o futebol apresentado ontem pela seleção brasileira, possa realmente render frutos em uma competição séria.
Me chamou muito mais a atenção, as vezes que Robinho deixou de tocar para companheiros muito bem colocados e como não há função estrategica ou tática do time de Dunga.
Totalmente de acordo... Essas pedaladas já estão manjadas, tanto que ele não passa mais de ninguém com ela!
Assim como Ronaldo e Ronaldinho, o Robinho também deveria ficar de fora da copa!
Concordo plenamente com e reportagem, e não entendo até agora porque depois de tantas boas atuações Nilmar foi banco pra Robinho, que não aquentava nem dar uma arrancada em campo. Outra coisa que concordo emrelação ao Grafite também, ele há um bom tempo vem jogando muito, espero que vá pra copa!
Até que enfim encontrei alguém que assistiu ao mesmo jogo que eu.
Victor, concordo com você. Ele é no máximo um bom jogador. Mas há vários que poderiam preencher sua vaga: Ronaldinho Gaúcho, neymar. Aproveito e falo: Gomes é muito mais goleiro de o "Dommy" !!!
Concordo plenamente. Chamar Robinho de medÃocre é trabalho para seus adimiradores, para mim seu nÃvel está abaixo de médio (como muitos outros da seleção: Adriano, Julio Batista, Elano, Gilberto Silva, Doni, entre outros). A seleção joga como um clube, procura resultados- sem demonstrar brilho- para entrar dinheiro. A graça do futebol, ainda mais da seleção que tem jogadores que podem demonstrar um futebol fantasioso, são as jogadas inesperadas, tanto as coletivas como as individuais, tem bola na trave que tira muito mais suspiro que diversos gols mecânicos. O rei da coerência, Dunga, parece-me incoerente. Chamou Ronaldinho em péssima fase e agora o jogador em ótima fase não é chamado pela justificativa de que não demonstrou serviço; Pato que veem sempre bem no Milan, é jovem e deveria ter mais oportunidades (voltando de lesão ele marcou em todos os jogos). Enquanto Adriano e Robinho que tumultuaram, forçaram as saÃdas de seus clubes pairam na graça do técnico de estilo pobre (além claro da frota de jogadores péssimos). Seu estilo pode trazer a conquista, mas não há graça nenhuma em ver a seleção de 94 ganhar (apesar que havia mais magia do que a atual), ou a Itália de 2006.
No estádio, por exemplo, o que eu ouvi foram apenas crÃticas ao jogador.
Quando sua escalação como titular foi anunciada, houve muitos que vaiaram.
Caro jornalista,
Não assisti ao jogo e não gosto de futebol, mas ao ler o que escreveu sobre o jogador, parece-me que certa passionalidade aflora nas suas palavras. Há certa pré disposição em recomenda-lo como medÃocre, independente do seu desempenho.
Parece que esta é a tônica do jornalismo moderno... ou será britânico ?
Caro Tecio,
o seu comentário me parece apenas uma provocação vazia. Ora, se o senhor não assistiu ao jogo e não gosta de futebol, me pergunto porque entraria em um blog de futebol para ler uma análise sobre um jogador...
Isso posto, se o senhor assume não entender de futebol, gostaria de entender como pode interpretar 'pré-disposições' sobre a mediocridade ou não de Robinho. Afinal, se o senhor não viu o jogo, não seria justo dar ao jornalista que se deu o trabalho de fazê-lo um mÃnimo de crédito?
Por último, o seu comentário sobre jornalismo britânico é no mÃnimo contraditório: se os jornais do paÃs elogiaram a atuação do atacante em questão, como pode o senhor associar a imprensa britânica a tal "pré-disposição em recomendá-lo como medÃocre" do jornalista da ³ÉÈË¿ìÊÖ?
Eu assisti ao jogo, vivo no Reino Unido há 7 anos e acho que Robinho é o novo DenÃlson (talvez nessa época o senhor assistisse aos jogos da seleção?) Por esses motivos, acho que em boca fechada não entra mosca.
Saudações verde-amarelas!
Concordo com a analise, e concordo que muita gente viu um jogo diferente do que eu vi. Inclusive qdo eu postei "Robinho inutil" no twitter, todo mundo me desancou. Se fosse ao vivo teriam jogado lixo na minha cabeca.
Mas eh importante lembrar que o Robinho foi o jogador que apoiou o Dunga desde o principio, foi imprescindivel na Copa America e merece muito credito na Selecao.
Posto isso, seria bom o Dunga preparar o substituto do Robinho caso ele resolva dar as classicas desculpas dele se jogar mal na Copa.
Chama o Neymar, Dunga!
Outro detalhe acerca do tÃtulo do post, para mim o rei das pedaladas não é o robinho nem denilso, e sim o Ronaldo Fenomeno, este sim usa pedalada de forma eficiente deixando marcadores para trás ou provocando deslocamentos para fazer jogadas que resultam diretamente em gol. O denilson ainda fazia jogadas de gol em que ele dava assistências, já o "rei" robinho corre num ritmo lendo enquanto pedala em vão, ou mesmo pedala parado que torna a jogada inútil.
Concordo com o artigo! Há jogadores com muuuuito mais qualidade, vontade e compromisso que o Robinho. Por exemplo o próprio Grafite, Ãdolo na Alemanha e Diego Tardelli, decisivo e muito rápido.
Grafite,Daniel Alves,Lucio,Maicon fizeram a diferença no jogo.
faço parte dos que não veem esse robinho exaltado pelos expertos em futebol;sabe-se muito bem dos interesses comerciais que movem opiniões de jornalistas,e sabe-se menos sobre a importância de atletas como : alex do fenerbaçhe; diego da juventus; ronaldo assis do milan e do carlos eduardo do hoffeihein.
Plenamente de acordo, talvez o maior enganador do football Brasileiro, um dia a casa cai e ai vamos ver quem e realmente este jogador que e prestigiado por Dunga e Pele, mas nao pelos seus companheiros de equipe.
Engraçado como parece tendencioso seu texto. Parece um tipo de mágoa ou algo parecido com o jogador robinho. Pra mim parece dor de cotovelo de sua parte e da torcida britanica, acho que com medo de encarar o Brasil de Robinho em um confronto na copa, quem desdenha muito é suspeito, não concordo em nada com seu texto. Se Robinho não é mais o mesmo me diga quem esta melhor que ele na seleção, Gosto muito de ronaldinho gaucho mas vale lembrar que o robinho nunca pipocou na seleçaõ nem no clube que passou, seu texto é sem nexo, só foi pra atacar o jogador, ridiculo de sua parte e nada imparcial, muito menos profissional, abraços.
Finalmente alguém para dividir meu descontentamento. O Robinho é um jogador egocentrico, que viu no jogo a melhor forma de mostrar ao City que fizeram besteira deixá-lo no banco de reservas. Mas quase todo mundo sabe que ele não rendia por lá. Assim como na seleção. Quantas foram as vezes em que o Kaka reclamou com ele sobre a continuidade das jogadas (isto contendo jogos anteriores também). Ele sempre tenta fazer jogadas individuais. E suas pedaladas deveriam ser mais objetivas assim como faz o Ronaldo e assim como faz o Ronaldinho com seu elástico. Pena que o jogo foi contra uma seleção medÃocre...
O Robinho pode não ser o Pelé, mas joga bem, sim. Falar que o cara é abaixo da média é demais... Pouca lucidez contaminada pela paixão.
Os jogadores brasileiros podem ser até medÃocres, mas ainda estão muito acima da seleção inglesa...
(...esses brasileiros expatriados deviam comentar só sobre o lugarzinho que escolheram pra viver).
...mas talvez o Dunga devesse dar uma chance ao Neymar mesmo...
Cara Téssia
Meu comentário não foi sobre futebol. Acredito que precisamos obter informações dos meios de comunicação com a menor subjetividade possÃvel.
O jornalista diz que o jogador foi vaiado antes de entrar em campo, então está usando este fato para reforçar seus argumentos de que o desempenho dele não foi bom. Qual o nexo entre desempenho (aferido ao final da partida) e hostilidade da torcida contra o jogador antes de entrar em campo ? Este tipo de jornalismo deveria ser tratado em fórum de torcedores, onde a subjetividade impera. Jornalista credenciado da ³ÉÈË¿ìÊÖ deve evitar a tal subjetividade por poder representar uma tendência.
Assisti a um jornalista da ³ÉÈË¿ìÊÖ entrevistando Fernando Henrique e em outra oportunidade a LuÃs Inácio da Silva. Foi irritante perceber a tendência que se quis deixar ao cabo das entrevistas. Hoje é futebol, amanhã é sobre a guerra do Iraque. Já percebeu como somos vulneráveis ?
Sinceras desculpas por invadir um espaço destinado aos amantes do futebol.
Tércio, o Victor NÃO está falando em nome da ³ÉÈË¿ìÊÖ mais sim em nome próprio, pois aqui é o seu blog e não uma reportagem oficial. Eu particularmente não achei o jogo da Seleção com a Irlanda fantástico, mas no segundo tempo até que deu para se divertir. Em minha opinião, se por um lado o Robinho tava sim querendo mostrar serviço por outro o Kaká estava errando muito. Quem fez diferença foi o Maicon e os demais jogadores já citados. Ah... eu vi o jogo ao vivo, mas é lógico que opinião de mulher não conta,né!?!
Julio, eu vivo na Inglaterra e posso dizer que não é o meu lugar preferido para viver não, mas acho que nosso blogueiro dificilmente se deixaria levar pela opinião dos comentaristas locais. Veja em nos seus post anteriores como ele avalia o futebol britânico e europeu de forma bem lúcida.
Se nosso amigo Victor peca é por entusiasmo ao belo futebol e a camisa canarinho mas isso faz parte do seu lado de torcedor apaixonado que felizmente ele pode mostrar em seu blog.